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Os dez leprosos, gratidão e indiferença diante do milagre

Jesus cura os dez leprosos, faltou o reconhecimento do milagre.

Todos nós conhecemos a história da cura dos dez leprosos (registro em Lucas 17. 11-19), que foram curados por Jesus e da atitude de um deles, que tendo percebido que fora curado, retorna até onde Jesus estava para agradecer-lhe pelo feito. O moço era um samaritano. Enquanto os outros nove seguiram seu caminho, o samaritano fez questão de retornar para mostrar sua gratidão.

O relato bíblico da cura dos dez leprosos, traz uma lição preciosíssima de gratidão, mas também de indiferença. Abaixo, trecho de uma homilia do Arcebispo Marcel Gervais, proferida na Catedral de Notre Dame, Ottawa, Canadá, que de forma eloquente discursa sobre a gratidão.

O relato bíblico da cura dos dez leprosos, traz uma lição preciosíssima de gratidão, mas também de indiferença. Abaixo, trecho de uma homilia do Arcebispo Marcel Gervais, proferida na Catedral de Notre Dame, Ottawa, Canadá, que de forma eloquente discursa sobre a gratidão.
Existe um samaritano em nós
Gratidão faz-nos ver o bem. Quando somos gratos, reconhecemos que estamos em dívida, que recebemos mais do que merecemos. O que precisamos é ter algum “samaritano” em nós; o que precisamos é seguir o nosso instinto natural para ser grato. A primeira característica do cristão é ser grato.

No caminho para Jerusalém, Jesus estava atravessando a região entre Samaria e Galiléia. Ao entrar numa aldeia, dez leprosos se aproximou dele. Mantendo a distância, eles chamaram, dizendo: “Jesus, Mestre, tem misericórdia de nós.” Ao vê-los, disse-lhes: “Ide e mostrai-vos aos sacerdotes.” E, indo eles, foram purificados.
 
Então um deles, quando viu que estava curado, voltou, glorificando a Deus em alta voz. Ele se prostrou aos pés de Jesus e lhe agradeceu. E ele era um samaritano. Então Jesus perguntou: “Não foram dez os limpos? Mas os outros nove, onde estão? Nenhum deles voltou para dar glória a Deus, senão este estrangeiro “Então ele disse-lhe:” Levanta-te e vai; a tua fé te salvou.” Lc 17. 11-19
 
A lepra era uma doença temida nos tempos bíblicos. Além de sofrer de deficiência física e desfiguração, uma pessoa aflita com a lepra era considerada ritualmente impura e proibida de entrar em contacto com pessoas saudáveis (Lv 13. 45-46). Segregados da sociedade, aqueles que sofriam de lepra viviam na periferia das cidades e pedia esmolas, contando com a caridade para a sua sobrevivência.

Uma situação comum reuniu os dez leprosos


Os dez leprosos que Jesus curou foram reunidos por sua aflição comum. Os judeus desprezavam os samaritanos como apóstatas – pessoas que rejeitaram a fé – os dois grupos geralmente evitava o outro (2 Rs 17. 24-41, Mt 10. 05, Lc 9. 52-55, Jo 4. 90). Mas, no desespero de sua condição, essas pessoas ignoraram essa animosidade habitual e compartilhou uma comunhão de sofrimento.
Conscientes de sua “impureza” e o risco de transmissão da sua doença contagiosa, os dez leprosos tiveram cuidado para não se aproximar muito de Jesus quando eles clamaram: “Mestre, tem misericórdia de nós”. A distância não impede que Jesus manifeste sua graça e decisão de realizar o milagre.
Jesus não curou essas pessoas no local; em vez disso, deu-lhes ordem para mostrar-se aos sacerdotes (Lc 17. 14). A Lei mosaica estipulava que a cura da lepra tinha que ser certificada pelos sacerdotes (Lv 14. 1-32) – desta forma, uma pessoa era declarada limpa e já não era um pária social.
Sensível a todos os aspectos da sua dor, a intenção de Jesus era, não só para restaurar essas pessoas para a saúde, mas também para garantir que elas seriam totalmente restauradas a sociedade normal, recebendo oficialmente um atestado de saúde. Talvez este grupo de dez leprosos tenha ouvido falar sobre as maravilhas que Jesus estava realizando por toda a Galiléia. O seu clamor por misericórdia estava cheio de fé expectante. Eles acreditavam que Jesus poderia realizar milagres outra vez, curando-os. Eles podem ter deixado Jesus cheio de esperanças e extremamente confiante.
Ainda marcados pela devastação da doença, eles podem ter partido decepcionados, imaginando como os sacerdotes iria responder a eles. Em todo o caso, foi apenas depois que eles seguiram o seu caminho, obedecendo a diretiva de Jesus, que eles foram curados. Lc 17. 14.

Dos dez leprosos curados, apenas um foi salvo


Assim que um dos dez – um samaritano (Lc 17. 16) – tornou-se consciente de sua cura, ele correu de volta para Jesus, em voz alta, louvando a Deus (17. 15). Sem esperar por um momento mais conveniente para ele! Ele simplesmente não podia deixar o mestre ir sem agradecer-lhe de imediato.
E quando a samaritana encontrou Jesus, lançou-se a seus pés (17. 16) – o lugar adequado para reconhecer humildemente como indignos da misericórdia de Deus e dar graças. Certamente tal expressão de gratidão trouxe a Jesus grande prazer.
A cura do samaritano por Jesus recorda o encontro do profeta Eliseu em Samaria com Naamã, um estrangeiro que também sofria de lepra (2 Rs 5. 1-14). Inicialmente Naamã recusou-se a ordem de Eliseu para lavar no rio Jordão, mas quando ele finalmente obedeceu o profeta, “sua carne tornou-se como a carne de um menino, e ficou purificado.”
Ele voltou do rio para agradecer a Eliseu por sua cura e honrou o Deus de Israel (5. 15). A limpeza de Naamã através da água é um tipo de batismo. A história também aponta para a adoção de estrangeiros na aliança de Deus e a universalidade da salvação. Is 56. 3-8
Da mesma forma, o relato evangélico de fé do leproso samaritano é um prelúdio para o fluxo de muitos samaritanos para a igreja através da pregação dos apóstolos, depois da ressurreição de Jesus. Atos 8. 5-8, 14-17, 25.
As últimas palavras de Jesus ao samaritano – “a tua fé te salvou” (Lc 17. 19) – ecoa a sua mensagem para a mulher que foi curada de uma hemorragia (08. 48). Como ela, o homem agradecido foi dado muito mais do que bem-estar físico. Através de sua fé e obediência, que havia recebido a totalidade do corpo e do espírito, a paz e a amizade com Deus em Cristo.



Fonte: filhosdeezequiel.com


Por: Jeanne Kun


Jeanne Kun é presidente da Associação Betânia e um líder sênior da mulher na Palavra de Vida Comunitária , Ann Arbor, Michigan, EUA

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