Page Nav

HIDE

Classic Header

Classic Header

Bartimeu, o cego de Jericó

Na antiguidade, Jericó era uma cidade na orla oriental de Gor, a cerca de 10 quilômetros do rio Jordão. Foi a primeira cidade conquistada pelos israelitas sob o comando de Josué, e era protegida por muralhas e portas de grande resistência, como mencionado em Js 2.5 e Nm 22:1. Além disso, Jericó foi palco de eventos significativos na Bíblia, como a estadia de Elias e Eliseu (2Rs 2.4-18). Hoje em dia, o que resta de Jericó é um montículo de três hectares chamado Tell es-Sultão, localizado ao lado de um manancial conhecido como Fonte de Eliseu.


Mas uma das histórias mais emocionantes que ocorreu em Jericó foi o encontro de Jesus com Bartimeu, um cego mendigo. A narrativa nos ensina lições poderosas sobre fé, determinação e transformação.


O Clamor de Bartimeu

Enquanto Jesus e seus discípulos passavam por Jericó, um clamor fervoroso cortou o ar: "Jesus, filho de Davi, tem compaixão de mim!" Era Bartimeu, um cego que conhecia bem a cidade e suas histórias, incluindo as maravilhas operadas pelo Senhor através das vidas de Elias e Eliseu.


Bartimeu não vacilou em sua busca pelo Messias, acreditando que essa era a grande oportunidade de mudar sua vida. Apesar das tentativas de repreensão por parte da multidão, Bartimeu continuou a gritar, demonstrando sua determinação. Jesus, ao ouvir seu clamor, mandou chamá-lo e fez uma pergunta crucial: "O que queres que eu te faça?"


A Capa e a riqueza materialo

Antes de encontrar Bartimeu, Jesus e seus discípulos conversaram com um jovem rico que possuía muitas propriedades e afirmava seguir fielmente os mandamentos. No entanto, quando convidado a renunciar às riquezas materiais e seguir Jesus, o jovem rico retirou-se triste e contrariado. Esta história ressalta a importância da humildade e do desapego aos bens materiais.


Em contraste, Bartimeu, um homem que possuía apenas uma capa velha e suja, considerava essa capa como sua riqueza mais valiosa. Essa capa, que o protegia do sol e da chuva, era também uma representação de sua pobreza. No entanto, quando chamado por Jesus, Bartimeu não hesitou em lançar de lado sua única posse e correr em direção a Ele.


'Parou Jesus e disse: Chamai-o. Chamaram, então, o cego, dizendo-lhe: Tem bom ânimo; levanta-te, Ele te chama. Lançando de si a capa, levantou-se de um salto e foi ter com Jesus' (Mc 9:49,50).


Significado do Nome "Bartimeu"

O nome "Bartimeu" é uma junção de duas partes: "Bar", que significa "filho de" em aramaico, e "Timeu", que era o nome de seu pai. Portanto, "Bartimeu" significa literalmente "filho de Timeu". Não sabemos se esse nome era de batismo ou uma herança social, mas Bartimeu era reconhecido como "filho de Timeu".


O Cálice e a Humildade

Em Jericó, Jesus ensinou aos discípulos a importância da humildade e do serviço, declarando que o Filho do homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate de muitos (Mc 10:44-45). 


O encontro de Jesus com Bartimeu também nos lembra que milagres podem acontecer em lugares comuns e que as oportunidades de mudança estão disponíveis para todos. Bartimeu, com sua fé e determinação, tornou-se um discípulo de Jesus, deixando para trás sua vida de mendicância, representada pela sua capa.


Conclusão

A história de Bartimeu, o cego de Jericó, é uma narrativa inspiradora de fé, determinação e transformação. Ela nos ensina que, independentemente da condição atual, todos nós podemos buscar a mudança e encontrar oportunidades de redenção. A lição mais importante é que pela fé e persistência podemos tocar o coração de Jesus.

82 comentários

  1. Vó prega pela primeira vez esto usando este comentário abençoado Como referencia.agradeço a Deus pelo comentário .Meu nome é João Lima meu e-mail É jslpaisagismo@gmail.com

    ResponderExcluir
  2. nossa muito bom essa biografia da vida de Bartimeu irei fazer uma das mais importantes pregações da minha vida e aqui tirei grande conhecimento para transmitir

    ResponderExcluir
  3. Gostei dos estudos biográficos, muitos bons mesmo parabéns irmãos!
    esse é meu blog: http://ministeriopregai.blogspot.com.br/2013/05/as-leis-de-deus-sao-estabelecidas-no.html#gpluscommen

    ResponderExcluir
  4. Que inspiração, da mesma forma que Deus deu a cura a Bartimeu pela sua Fé, Deus te recompensará pelo brilhante entendimento de sua palavra, demonstrando de forma clara para seus irmãos em Cristo.

    Deus te abençoe ricamente...

    ResponderExcluir
  5. Qual é a fonte que diz que Bartimeu não possuía o globo ocular? Sei que pra cura ser realizada isso não importa, mas pra mais informação seria bom citar a fonte né

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo plenamente. Tem que ter a fonte e esta ainda deve ser confiável.

      Excluir
    2. Já sim muito bom a estória de timeu pai de bastimeo

      Excluir
  6. De fato não podemos sair por aí pregando tudo que dizem,temos que tomar cuidado para não falar do que não está escrito na bíblia sagrada;vigia irmão!!!Pois você vai prestar contas ao senhor por isso!

    ResponderExcluir
  7. Marco Delmo eu gostaria de saber em que lugar da bíblia esta escrito sobre a história de Timeu e do seu próprio filho a sua introdução a respeito da determinação , da atitude , da fé de Bartimeu é tremenda , porém algumas citações não existe base bíblica segundo o meu pequeno conhecimento , por gente lesa me responda , fiquei curioso , mais de falas bonitas e bem colocadas já temos demais , mais de verdade bíblica são poucas , fica com a paz do SENHOR e SALVADOR JESUS CRISTO !!

    ResponderExcluir
  8. Têm referência historica: Antiguidades judaicas,guerra dos judeos.
    AUTOR: FLAVIO JOSEFO era escritor é simplismente o maior historiador judeo viveu entre 37 e 103 d.C.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. se fosse vazado como o de sansão,a biblia dizia que jesus colocou os olhos dele de volta

      Excluir
    2. meu caro irmão não esqueça que se trata de um Homem poderoso de Jesus Filho de Deus, aquele que disse que em seu nome demônios serão expulso e pessoas serão libertas Filho de um Deus todo poderoso que criou o céus e a terra.

      Excluir
    3. Gente, fonte nenhuma afirma sobre quem era este filho de Timeu, o tal cego. O livro de Flávio Josefo não relata nada disso. Cuidado! Pesquisem. Analisem. O texto bíblico não pode e não deve ser manipulado assim, sem fonte segura sendo citada. Cuidado!

      Excluir
  9. Como os olhos de Bartimeu foram arrancados se Jesus curou os olhos do cego?isso não tem base!!!

    ResponderExcluir
  10. OU VOCÊS AÍ!!! POVO DE DEUS VAMOS ACORDAR!!! NA BÍBLIA NÃO EXISTE ACHISMO OU DISSE QUE ME DISSE!!!! O AUTOR DO ARTIGO "MARCO DELMO" EM SEU ESCRITO AFIRMA EM SEUS ESCRITOS "Diz-se que Timeu foi um General que servia a Israel no destacamento de Betel". ISTO NÃO SE FAZ COM AS COISAS DE DEUS! TEMOS QUE LEVAR A PALAVRA DE DEUS COM MAIS SERIEDADE. QUANDO FALAMOS QUE A BÍBLIA EXPLICA A PROPRIA BÍBLIA É QUANDO LEMOS NO LIVRO DE "MATEUS CAÍTULO VINTE E VERSÍCULO 34a - E JESUS, MOVIDO DE COMPAIXÃO, TOCOU-LHES OS OLHOS," COMO É QUE FICA? A BÍBLIA NÃO DIZ QUE JESUS ENFIOU O DEDO NOS BURACOS DOS OLHOS DO CEGO BARTIMEU, OU SEJA, O FILHO DE TIMEU! ACORDEM POVO DE DEUS, VAMOS PARAR ESCREVER HEREZIAS A RESPEITO DA PALAVRA DE DEUS. OLHA O QUE DIZ NO LIVRO DE DEUTERONÔMIO; "DETEURNÔMIO 29: 29 AS COISAS ENCOBERTAS PERTENCEM AO SENHOR NOSSO DEUS, MAS AS REVELADAS NOS PERTENCEM A NÓS E A NOSSOS FILHOS PARA SEMPRE, PARA QUE OBSERVEMOS TODAS AS PALAVRAS DESTA LEI." Pr. Evagner Rodrigues Nunes Goiânia – Goiás.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Correto, pastor. Por isso há tanta coisa "maluca" acontecendo por aí. "Nós erramos porque não conhecemos as Escrituras e nem o poder de Deus". Puro achismo! Chute de muito mal gosto!

      Excluir
    2. Correto, pastor. Por isso há tanta coisa "maluca" acontecendo por aí. "Nós erramos porque não conhecemos as Escrituras e nem o poder de Deus". Puro achismo! Chute de muito mal gosto!

      Excluir
    3. Se a Bíblia apresenta a questão, ela mesmo deve respondê-la. O próprio Antigo Testamento por si só já faz este esclarecimento. Josefo foi um dos maiores historiadores de todos os tempos, entretanto no caso de Bartimeu e Timeu, a referência não é viável. Pois, não há comprovação de que Bartimeu teve os olhos vazados. Os textos do Novo Testamento chegaram até nós na língua grega. A palavra "cego" usado por todos os autores do NT é τυφλὸς (pronuncia-se "tiflós") Mat 12:22; 15:14; Mc 10:46, 51; Lc 6:39; 18:35; Jo 9:2, 18, 24; Atos 13:11; 2 Pd 1:9 e Ap 3:17.
      Já o Antigo Testamento foi escrito na língua hebraica, exceto 5 capítulos de Daniel que foram redigidos na língua aramaica. Há dois episódios de apresentam homens que tiveram seus olhos vazados: Sansão (Jz 16:21) e Zedequias (2 Rs 25:7). A Septuaginta é a tradução do Antigo Testamento para a língua grega produzida por uma comunidade judaica. Ela faz uso do termo ἐξετύφλωσεν (edzetíflossen) que significa "vazou, arrancou, danificou" (verbo indicativo ativo aoristo 3a pessoa do singular). Esta palavra é oriunda da palavra ἐκτυφλoώ (isto é, fazer alguém ficar cego, ferí-lo, arrancar seus olhos, etc) é o termo usado em Ex 21:26 "E quando alguém ferir o olho do seu servo, ou o olho da sua serva, e o DANIFICAR, o deixará ir livre pelo seu olho." Sendo assim, se Bartimeu fosse um cego vítima da crueldade que Sansão e Zedequias protagonizaram, o apóstolo Marcos teria escrito ἐκτυφλὸς (cego de olhos vazados) e não simplesmente τυφλὸς (cego).
      Forte abraço a todos,
      Pr. Roberto Júnior
      Fonte: Bíblia Sagrada e Septuaginta

      Excluir
    4. Amém, que Deus seja louvado e que Ele use poderosamente a todos aqueles que pregam a Palavra.

      Excluir
  11. Bem aventurados os que ouvem (e crêem) as palavras desta profecia.

    ResponderExcluir
  12. incrivel, acredito que para falar dessa forma sobre esse texto nosso irmao marcodelmo deve ter estudado, o problema é que tem alguns que nao estudam a biblia ´so comem feijao com arroz e ainda criticam quem estuda se querem saber qual a fonte vao estudar bando de fariseus ou comprem o livro de josefo hist dos hebreus, o maior escritor e historiador biblico de todos os tempos,,,, tenho 7 cursos de teologia, ja li a biblia 15 vezes. 236 livros a respeito dela sou bacharel e nem por issso critico a linha de pensamento dos demais.... pelo amor de Deus... vao estudar... em vez de criticar... ha e pra vcs.. se for assim a biblia diz Deus nao é homem pra que minta e nem filho do homem pra que se arrependa ... e desde gn 6.6 temos mais 5 passagens dizendo arrependeu-se Deus, entao me expliqueaí.... do mesmo jeito a questao do globo ocularrrr... santa paciencia né...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo plenamente....Nao buscam conhecimento e criticam os outros..Deus o abençoe

      Excluir
    2. Essa passagem e linda e espiritual, pois Deus ouve o que clama, Deus conhecer o coração do homem, se vcs reparar Jesus disse , sua fé te salvou,pois creio na revelação do espírito que esse cego foi curado espiritualmente, e carnalmente, e depois ele seguiu a Jesus a palavra de Deus não é só letra ,mas sim espiritual e nos traz mensagem pra nossa salvação, por que quando Deus nos cura da cegueira espiritual com certeza seguiremos a ele somente a ele como nosso salvador

      Excluir
  13. Além do mais , irmão Richard Muniz , eles esquecem o que Jesus disse: "E ainda muitas outras coisas há que Jesus fez; as quais, se fossem escritas uma por uma, creio que nem ainda no mundo inteiro caberiam os livros que se escrevessem." E não uma simples hipébole. Mas alguém escreveu... e mais alguma coisa... Muitos livros poderiam ser inseridos no canon sagrado mas não foram e estão aí. Por exemplo, a Biblia Apócrífa que é o conjunto de alguns livos que ficaram fora. E tudo isso é história! Sem contar, claro, com o fenomenal Flavo Josefo.
    Ismael Araujo, Teólogo e professor da Fafiteal.

    ResponderExcluir
  14. Muito bom esse estudo, bem esclarecedor....é uma pena que, em vez das pessoas lerem e obter conhecimentos, preferem ficar questionando...gostei muito mesmo....parabéns...que o Sr Jesus Cristo continue te dando sabedoria e paciência...

    ResponderExcluir
  15. Super interessante! Que pena que muitos se atém aos detalhes, coando os mosquitos. Não posso afirmar ser completamente mentira, ou heresia, a história dos olhos retirados, talvez tivessem sido vazados apenas, O fato é que meu Senhor, que me resgatou do profundo inferno, ressuscitou, venceu a própria MORTE, é capaz de restaurar a vista até a quem não tinha os olhos, por isso sempre glórias sejam dadas ao Seu Nome!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pensei a mesma coisa, olhos vazados eram ato de submissão ao vencedor, no caso o Império Romano sobre uma sedição, talvez tenha sido essa a realidade do Bartimeu, pois se você arrancar o globo ocular dificilmente uma pessoa sobreviveria, visto que seria comprometido o cérebro nessa intervenção.

      Excluir
    2. Pensei a mesma coisa, olhos vazados eram ato de submissão ao vencedor, no caso o Império Romano sobre uma sedição, talvez tenha sido essa a realidade do Bartimeu, pois se você arrancar o globo ocular dificilmente uma pessoa sobreviveria, visto que seria comprometido o cérebro nessa intervenção.

      Excluir
  16. "diz a palavra de Deus meu povo perece por falta de conhecimento."respeitos todos comentários,glória a Deus que ainda existe pessoas preocupadas em estudar a Bíblia,nós não sabemos de tudo até mesmo por que nada temos se do alto não nos for concedido,louvo a Ele por Ele tem dado o desejo a vcs que querem se aprofundar no conhecimento de DEUS,e se o próprio Deus deu condições e capacidade de estudar estudem busque relatos históricos pois isso é louvável,pois quem procura entender a bíblia está buscando ter os pensamentos de Deus.

    ResponderExcluir
  17. o que eu acho interessante é...
    que tipo de ibope isso daria? sendo que esclarece tanto a respeito da vida de Bartimeu?
    senti nesse comentario algo estudado e muito bem pensado, não algo simplesmente dito para ser seguido ou aplaudido por alguém!
    eu sim tive uma revelação a qual, coloco credito a respeito dessa passagem e dessa cura milagrosa de Jesus no seu Ultimo ano de vida!
    julgar, isso é algo que não pertence a nós, e sim a DEUS...

    Examinai tudo. Retende o bem.
    1 Tessalonicenses 5:21

    amém?

    que a Paz que Cristo sofreu o duro Castigo para nos acompanhar, acompanhe a vida de VCS!

    ResponderExcluir
  18. Deus deu a vida novamente a esse homem porque ele não tinha os globos oculares e tornou a ver novamente.

    ResponderExcluir
  19. a palavra do senhor e clara quando nos diz que o que e impossível para o homem e possivel para DEUS. AOS ROMANOS ERA IMPOSSIVEL BARTIMEL ENXERGA NOVAMENTE MAIS ELES NAO CONHECIA O JESUS QUE CURAVA. E ELE CUROU O NOSSO IRMAÃO BARTIMEU E PODE TE CURA TAMBEM.

    ResponderExcluir
  20. Aleluia...Max Marciel Silva, o meu DEUS é um DEUS do impossível...dar olhos novos a Bartimeu ñ é nada comparado ao que ele pode fazer... ele nos deu a vida...dar olhos...pra o meu DEUS ñ é nada.
    muito bom os comentários... isso serve para o nosso crescimento e aumenta a vontade de aprender mais, a paz para todos.

    ResponderExcluir
  21. A paz irmãos, estudo maravilhoso mais infelizmente tem cristão que enxerga como a multidão mais não tem visão, mais são poucos que mesmo sem enxergar como Bartimeu tem visão, pois enxergar é completamente diferente de ter visão, aquele que tem visão contempla os milagres de Deus! abraço a todos e a paz do Senhor Jesus!!!

    ResponderExcluir
  22. muito boa gostei mesmo quando escrever mais manda para o meu email, joilson.almeida.costa@hotmail.com quer deus de abençoe meu amado!

    ResponderExcluir
  23. A paz do Senhor irmão Marco Delmo! Achei interessante este artigo e também muito rico, gostaria que se possível o irmão me passasse a fonte de onde foi extraído esse rico artigo com exatidão para que possamos afirma a fonte de extração em nossas predicas.Fica na paz, um forte abraço.

    ResponderExcluir
  24. A paz a todos! Fico feliz que o texto mais edificou do que destruiu, nao pedi para este texto vir para o site, mas Deus permitiu isso reclamem os juízes com Ele! Estudei e orei para escrever o texto que foi uma pregação onde Deus agiu poderosamente, espero que possam usar as palavras para crescimento da vida, e nao fiquem procurando pelos em ovos, aos que nao sabem, a Bíblia e a verdade inquestionável, mas outros fatos aconteceram, por favor busquem isso, entendimento, e inspiração do Espirito Santo! Criticar e fácil, fazer algo para Deus nao.... Nao quero ser um que destrói, mas graças a Deus, pelos comentários, vi que mais uma vez minhas palavras foram edificantes, e isso e o que me impulsiona... Caso queiram mais textos, me enviem um email no marcodelmo@gmail.com, e terei prazer em enviar outros! No mais que Deus me perdoe se forem erradas as minhas palavras, e que Deus perdoe os JUÍZES, pois parecem estar acima da lei... No amor de Cristo!! Marco Delmo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A paz Pastor Marco Delmo ! Fui pesquisar a fundo todos os Livros de Flávio Josefo e não encontrei nada falando sobre a História que o senhor falou sobre o General Timeu. Tive procurando Teólogos aqui na minha Região para tentar encontrar algum livro relacionado ao General Timeu, mas todos falaram que nunca leu nada a respeito, que isso foi uma história que ficou conhecida na Internet sendo usado o Escritor Judeu Flávio Josefo, aonde os mesmos conhecem os livros dele e não existe nenhuma referencia a respeito. Gostaria profundamente de saber a fonte do autor e o livro que fala a respeito, porque devemos realmente ter a certeza, para não transformar as verdades de Deus em mentira (romanos 1:25). Aguardo seu retorno e que Deus abençoe sua vida, seu Ministério.

      Excluir
  25. Bênção q palavra abençoado . parabéns irmão marco delmo , creio q o espírito santo habita em seu coração , fui edificado com a palavra , e irmão Jesus não agradou a todos e é santo ate hoje . o que vc explicou vem de Deus e alguns se prenderam em partes pequenas , estes sao as sementes q caíram entre os espinho . bênção de Deus ..

    ResponderExcluir
  26. existe,crentes,q,buscam,edificaçao,,,,,os,descrentes,buscam,destruiçao(destruir,acabar,com,as,forças,ou,objetivos,de,quem,busca,os,misterios,,biblicos)que,DEUS,continue,te,usando,DR.MARCO,DELMO,fiquei,muito,elegre,ao,ler,o,comentario,biblico,DEUS,te,abençoe....nao,se,abata,com,esses,cegos,espirituais,,um,os,olhos,deles,tambem,serao,abertos

    ResponderExcluir
  27. maravilhosooo,obrigado, muito edificante......

    ResponderExcluir
  28. Parabêns Richard pelo seu comentário. Existe pessoas que só lêem Bíblia. Não pesquisam. Querem sempre confrontar o que as pessoas dizem. Vão estudar!!!!! Se você tem um chamado de ensino ou pregador, invista no seu ministério, compre livros, busquem a fonte. Não fiquem esperando papinha na boca. Fiquem na paz!!!!!!

    ResponderExcluir
  29. Em tempo Richard, quero destacar que, quando Deus separa um povo, como separou Israel, ele está fazendo acepção de pessoas. As pessoas não entendem que dentro do plano de salvação, Deus estáva fazendo que Israel fosse modelo para o mundo seguir.

    ResponderExcluir
  30. Obrigado irmão muito bom seu estudo. sempre que lia essa passagem ficava me perguntando porque timeu era citado mas com suas palavras tudo foi esclarecido; fica na paz e que Deus continui te abençoando poderosamente.

    ResponderExcluir
  31. parabens meu irmao. lindo estudo. tambem sempre ficava a perguntar, porque timeu era sempre mencionado. aprendi que na Biblia sempre que menciona nome de alguém porque esta pessoa tinha uma certa influençia na sociedade. graça e paz meu amado.

    ResponderExcluir
  32. Gostei muito desse artigo, já preguei muitas vezes sobre o cego de jericó, mas fiquei maravilhado com essa publicação, obrigado meu irmão por compartilhar isso conosco,que Deus continue lhe dando sabedoria..

    ResponderExcluir
  33. A paz em Cristo Jesus a todos ! Posso assegurar vocês de que não existe nenhuma história falada em qualquer livro de Flávio Josefo falando a respeito do General Timeu. Isso foi uma mentira contada no passado por algum pregador para dá mais detalhe sobre a vida do Cego Bartimeu para incrementar mais a Ministração. Baixei todos os livros de Flávio Josefo e não fala nada a respeito, conversei com alguns Pastores Teólogos que dão aula em Faculdade na minha Região, e todos eles conhecem profundamente os Livros de Flávio Josefo, e não é falado nada sobre o General Timeu.

    ResponderExcluir
  34. A paz irmão, queria lhe informar que Marcos 10 só vai até o versículo 52.

    ResponderExcluir
  35. Chega a ser engraçada a história fraldada de Timeu o pai de Bartimeu, o mais engraçado são alguns irmãos dizendo que vão utilizar tais palavras em sermões, o que irá fazer a mentira ser propagada de uma forma gigantesca, amados busquem estudar a palavra de Deus para que não sejam levados por esses ventos, mais uma vez "erram por falta de conhecimento", não é questão de duvidar do milagre ou de como o mesmo foi feito e sim que isso é uma grande mentira e que quem posta algo a respeito da palavra de Deus deve ter grande responsabilidade e deve buscar fontes daquilo que irão propagar. A paz esteja com vocês.

    ResponderExcluir
  36. Se a Bíblia apresenta a questão, ela mesmo deve respondê-la. O próprio Antigo Testamento por si só já faz este esclarecimento. Josefo foi um dos maiores historiadores de todos os tempos, entretanto no caso de Bartimeu e Timeu, a referência não é viável. Pois, não há comprovação de que Bartimeu teve os olhos vazados. Os textos do Novo Testamento chegaram até nós na língua grega. A palavra "cego" usado por todos os autores do NT é τυφλὸς (pronuncia-se "tiflós") Mat 12:22; 15:14; Mc 10:46, 51; Lc 6:39; 18:35; Jo 9:2, 18, 24; Atos 13:11; 2 Pd 1:9 e Ap 3:17.
    Já o Antigo Testamento foi escrito na língua hebraica, exceto 5 capítulos de Daniel que foram redigidos na língua aramaica. Há dois episódios de apresentam homens que tiveram seus olhos vazados: Sansão (Jz 16:21) e Zedequias (2 Rs 25:7). A Septuaginta é a tradução do Antigo Testamento para a língua grega produzida por uma comunidade judaica. Ela faz uso do termo ἐξετύφλωσεν (edzetíflossen) que significa "vazou, arrancou, danificou" (verbo indicativo ativo aoristo 3a pessoa do singular). Esta palavra é oriunda da palavra ἐκτυφλoώ (isto é, fazer alguém ficar cego, ferí-lo, arrancar seus olhos, etc) é o termo usado em Ex 21:26 "E quando alguém ferir o olho do seu servo, ou o olho da sua serva, e o DANIFICAR, o deixará ir livre pelo seu olho." Sendo assim, se Bartimeu fosse um cego vítima da crueldade que Sansão e Zedequias protagonizaram, o apóstolo Marcos teria escrito ἐκτυφλὸς (cego de olhos vazados) e não simplesmente τυφλὸς (cego).
    Forte abraço a todos,
    Pr. Roberto Júnior
    Fonte: Bíblia Sagrada e Septuaginta

    ResponderExcluir
  37. Essa discussão não nos edifica em nada. Quando leio a Bíblia minha imaginação voa e me coloca dentro da revelação. Irmãos :leio tudo,mas só prego aquilo que o espírito santo me revela. Gosto de ler para me aperfeiçoar, pois sou um seme analfabeto. Para ministrar a palavra de Deus só é preciso unção, Deus se agrada da humildade,e eu quero mim diminuir cada dia mais diante do senhor.

    ResponderExcluir
  38. sobre bartimeu,acho que os olhos não foi arrancado,se não a biblia dizia que jesus colocou os olhos dele de volta,agora ,jericó era ainda uma cidade amaldiçoada,por josué,e só um profeta maior poderia quebrar a maldição,e segundo as 600 e poucas leis de moisés, pra a maldição ser quebrada só quem chamar fosse maior do que quem amaldiçoou,e o pai de bartimeu era rico (timeu) ele comprou sua cidadania romana muito caro,e ele comprou um passe livre pro filho,a capa,pra ele poder mendigar,e o amaldiçoado não poderia se chegar ao profeta,a não ser que o profeta chamasse,observe que ele e zaqueu não foi a jesus,ele mandou chamar,e a maldição foi quebrado,observe também que jesus entrou em jericó com os discipulo e saiu com uma multidão,jesus só foi em jericó pra quebrar a maldição .e o senhor timeu não era maluco de se levantar contra roma,roma era um imperio que botava e destronava reis.

    ResponderExcluir
  39. A questão do seus olhos terem sidos arrancados o ele era cego.
    Para Jesus não importava. Ele clamo e Jesus o atendeu. Se era um buraco ou se avia um olho que não funcionavam para Jesus tudo e possível .
    Eu aos 11 anos de idade perdi meu olho em um arame enfarpado quando brincava vai meu rosto a noite e quando puxei o meu olho foi arrancado fui leva do ao hospital rede amigo em São Paulo bairro Vila Mariana fizeram uma cirurgia de limpeza no local para ser colocado um olho de vidro e para a infecção não Passat para o outro olho. Na terceira noite internado no hospital Jesus me apareceu as 23;40 dentro do meu quarto no hospital Ele chegou ergueu o tampão do meu olho colocou a mão e eu comecei ver ele com o meu olho dado naquela ora por Jesus ele me disse que me amava muito e não queria que o meu nome force mudado para ceguinho eu sou um milagre de Deus na terra Adilson Borges de Queiroz

    ResponderExcluir
  40. A questão do seus olhos terem sidos arrancados o ele era cego.
    Para Jesus não importava. Ele clamo e Jesus o atendeu. Se era um buraco ou se avia um olho que não funcionavam para Jesus tudo e possível .
    Eu aos 11 anos de idade perdi meu olho em um arame enfarpado quando brincava vai meu rosto a noite e quando puxei o meu olho foi arrancado fui leva do ao hospital rede amigo em São Paulo bairro Vila Mariana fizeram uma cirurgia de limpeza no local para ser colocado um olho de vidro e para a infecção não Passat para o outro olho. Na terceira noite internado no hospital Jesus me apareceu as 23;40 dentro do meu quarto no hospital Ele chegou ergueu o tampão do meu olho colocou a mão e eu comecei ver ele com o meu olho dado naquela ora por Jesus ele me disse que me amava muito e não queria que o meu nome force mudado para ceguinho eu sou um milagre de Deus na terra Adilson Borges de Queiroz

    ResponderExcluir
  41. Sim acredito na palavra do irmão, nos dias de hoje acontece isso muito, pai contra filho e filho contra pai. ou seja vejo historias que a pai falo tanto do filho que a os visinhos que queriam até mata-lo pois aquilo que falamos tem de ter sentido.

    ResponderExcluir
  42. Sim acredito na palavra do irmão, nos dias de hoje acontece isso muito, pai contra filho e filho contra pai. ou seja vejo historias que a pai falo tanto do filho que a os visinhos que queriam até mata-lo pois aquilo que falamos tem de ter sentido.

    ResponderExcluir
  43. A questão e que Ele não enxergava, e pela fé e no ouvir que Jesus curava Ele creu e clamou por misericórdia e por ter chamado Jesus filho de Davi mais uma razão pra Jesus o curar também porque queria que se Compra o que foi dito em outras passagem, sobre Ele ser filho de Davi,..moral da historia e que hoje muitos tem bons olhos mas não tem visão Espiritual, e Bartimeu não enxergava ou não tinha olhos mas ouviu e creu e não duvidou em seu coração que Jesus e o seu único e suficiente Salvador e teve sua vitória...A PAZ DO SENHOR A TODOS E MUITO OBRIGADO POR SEUS COMENTÁRIOS AMÉM.

    ResponderExcluir
  44. Amem comprimento a todos com a paz do senhor Jesus
    Sou grato a deus que nos dá sabedoria através
    Dos seus anjos e do seu santo espirito para usar
    Na terra para revelar sua palavra.amem meu amado irmão que Jesus continui abençoando seu povo através deste maravilhoso estudo que revelou através da sua vida.

    ResponderExcluir
  45. Muito de nós queremos deixar a capa, mais não chamamos por ele, e Deus quer ouvi a nossa voz.

    ResponderExcluir
  46. Muito de nós queremos deixar a capa, mais não chamamos por ele, e Deus quer ouvi a nossa voz.

    ResponderExcluir
  47. muito bom sempre vai ter esse tipo de pessoas em nosso meio que gostam de polemica de dizer que sao melhores com seu entendimento esse estudo e maravilhoso sempre havera o joio junto com trigo Deus abencoe por esse estudo muitos no grande dia que o Senhor vier buscar a sua igreja vao se surpreender vao dizer Senhor mas curei em teu nome fiz grandes obras ..Senhor vai dizer afastai vos de mim que nao vos conheco..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O objetivo não é criar polêmica ou querer buscar autoexaltação pelo conhecimento, e sim, pregar no púlpito o que a Bíblia diz e não aquilo que nós supomos. Não há comprovação de que um general por nome Timeu seja o mesmo Timeu pai de Bartimeu. Apenas isso. Se eu não posso afirmar, também não devo dizer isso no púlpito porque o que digo vai influenciar no conhecimento e no aprendizado de quem ouve. Minha observação não é o de julgar o conhecimento do Pr. Delmo, porque sei que ele é um homem de Deus e deseja sempre fazer o melhor para Deus e para as ovelhas.

      Excluir
  48. muito bom sempre vai ter esse tipo de pessoas em nosso meio que gostam de polemica de dizer que sao melhores com seu entendimento esse estudo e maravilhoso sempre havera o joio junto com trigo Deus abencoe por esse estudo muitos no grande dia que o Senhor vier buscar a sua igreja vao se surpreender vao dizer Senhor mas curei em teu nome fiz grandes obras ..Senhor vai dizer afastai vos de mim que nao vos conheco..

    ResponderExcluir
  49. muito bom sempre vai ter esse tipo de pessoas em nosso meio que gostam de polemica de dizer que sao melhores com seu entendimento esse estudo e maravilhoso sempre havera o joio junto com trigo Deus abencoe por esse estudo muitos no grande dia que o Senhor vier buscar a sua igreja vao se surpreender vao dizer Senhor mas curei em teu nome fiz grandes obras ..Senhor vai dizer afastai vos de mim que nao vos conheco..

    ResponderExcluir
  50. Parabéns pelo estudo muito bom, se o senhor realmente curou o cego, Filho de Timeu o milagres foi maior ainda porque não tinha os olhos e agora tem, o glória... Semelhante o milagre da travessia do Mar vermelho a Bíblia diz que passou em seco... Deus abençoe

    ResponderExcluir
  51. Eu não tinha lido um texto igual este sobre o cego Bartimeu e seu pai Timeu sempre eu leio a Bíblia mais nunca voltei para o estudo assim mais este me chamou atenção pelo conteúdo explicado parabéns.
    Presiolino Raimundo Ramos

    ResponderExcluir
  52. Eu não tinha lido um texto igual este sobre o cego Bartimeu e seu pai Timeu sempre eu leio a Bíblia mais nunca voltei para o estudo assim mais este me chamou atenção pelo conteúdo explicado parabéns.
    Presiolino Raimundo Ramos

    ResponderExcluir
  53. Marcos: 10. 51. Perguntou-lhe Jesus: Que queres que te faça? Respondeu-lhe o cego: Mestre, que eu veja.
    52. Disse-lhe Jesus: Vai, a tua fé te salvou. E imediatamente recuperou a vista, e foi seguindo pelo caminho.
    Tudo indica que ele enxergava pois no final do capitulo diz que ele recuperou a visão e tem uma versão biblica que diz...
    Senhor que eu torne a ver...
    Sei que não prova nada, mas é uma coisa a ser estudada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você está 100% correto! Prova sim! Ele não era cego de nascença!
      Não podemos afirmar em que momento ele ficou cego. Mas, é muito provável ele ter contraído uma doença degenerativa (como catarata, por exemplo), e ter ficado completamente cego, em virtude da dificuldade do acesso à higiene nessa época. Sem saneamento básico, rede de esgoto, vacinas, etc. Ainda acho esse ponto de vista mais plausível do que a dos olhos perfurados.

      Excluir
  54. quero agradecer a Deus pela vida do Marcos! por este estudo, vi que há vários comentários Bem infeliz de alguns ,que não sabem oque é geografia, nem mesmo o que é theo logia,estes são os mesmos que dizem que temos de da graças por tudo e ainda usa a bíblia dizendo ta escrito 1 tessalonicense 5:18 mais é isto mesmo que quer dizer? claro que não se o bandido da 10 tiros na cara da mãe vc vai dar gloria a Deus? vejam que acima o irmão usou , .

    ResponderExcluir
  55. a paz do senhor jesus bom dia que DEUS possa abençoa a vida de todos muito bom o brog parabens a todos que se esforçaram para essas falas literal parabens.

    ResponderExcluir
  56. Parabéns pelo artigo, que Deus continue abençoando.
    Desembainhar a Espada

    ResponderExcluir

Nosso compromisso é transformar cada artigo em uma fonte de inspiração. Durante o último ano, nosso site cresceu exponencialmente, e agora estamos dedicados a superar suas expectativas com conteúdo de excelência. Caso identifique qualquer erro teológico, informacional ou doutrinário, sua voz é fundamental. Deixe seu comentário abaixo, e nós agiremos imediatamente para aprimorar ainda mais os nossos conteúdos.