JOSÉ DO EGITO, a trajetória de um sonhador

José é um dos mais eloquentes tipos de Cristo em toda a Bíblia. Amado pelo pai, odiado pelos irmãos, vendido como escravo, exaltado como governador do Egito e provedor dos povos. Quem foi José?

Em primeiro lugar, um sonhador. Dos 0 aos 17 anos José viveu na casa de seu pai, entre os seus irmãos. Nesse tempo, ele teve sonhos e nesses sonhos via sua família gravitando ao seu redor. Esses sonhos eram proféticos. Apontavam para sua honrosa posição como governador do Egito e lançavam luz sobre Cristo, em quem todas as coisas convergem, tanto as do céu como as da terra.


Em segundo lugar, um escravo. Aos 17 anos José foi vendido, como escravo, pelos seus irmãos, para uma caravana de ismaelitas, que rumava para o Egito. No Egito, ele foi revendido para o egípcio Potifar, oficial de Faraó e comandante de sua guarda. Dentro da providência divina, o jovem José é levado para as proximidades do poder. Na casa de Potifar é promovido a mordomo. José tornou-se o administrar-mor da casa de Potifar. Tudo quando ele colocava as mãos, Deus fazia prosperar.


Em terceiro lugar, um prisioneiro. José, no auge de sua honrosa posição de mordomo da casa de Potifar foi acusado de assédio sexual. A mulher de Potifar colocou os olhos nele e despudoradamente insistiu com José para deitar-se com ela. Mesmo diante de todas as investidas de sua patroa, José jamais abriu a guarda. Ele firmemente se recusou a deitar-se com ela. Então, ela agarrou o jovem hebreu e este precisou fugir, deixando sua túnica em suas mãos. José passa os melhores anos de sua juventude numa prisão. Dos 17 aos 30 anos José viveu uma espécie de gangorra no Egito: de escravo a mordomo; de mordomo a acusado; de acusado a prisioneiro.


Em quarto lugar, um governador. Aos 30 anos José, por interpretar os sonhos de Faraó, foi nomeado o governador de toda a terra do Egito e recebeu poder e autoridade para colocar em curso o plano que Deus revelara a Faraó através de seus sonhos. Como gestor, José construiu muitos celeiros e armazenou cereal sem conta, para abastecer as nações nos anos que viriam de escassez e fome.


Em quinto lugar, um provedor da família. Aos 39 anos José mandou chamar seu pai e toda a sua família para o Egito e, em vez de vingar-se de seus irmãos, perdoou-os, cuidou deles e de suas respectivas famílias, dando-lhes o melhor da terra do Egito. José pagou o mal com o bem e demonstrou que embora seus irmãos tivessem intentado o mal contra ele, Deus transformara o mal em bem, para a preservação da vida de todos.


Em sexto lugar, um apaziguador da alma. Aos 56 anos, depois da morte de Jacó, seu pai, seus irmãos mais uma vez foram atormentados pela culpa. Pensaram que José se vingaria deles, uma vez que Jacó já estava morto. José chora ao perceber que seus irmãos ainda viviam fustigados pela culpa e pelo medo. Seus irmãos se oferecem para ser seus escravos, mas José acalma o coração deles, dizendo que não estava no lugar de Deus para vingar-se e que continuaria sustentando não só a eles, mas também a seus filhos.


Em sétimo lugar, um homem de fé. Aos 110 anos José morre, mas antes de fechar os olhos para este mundo, abriu-os para o futuro, e profetizou o êxodo (Hb 11.22). José disse a seus irmãos que Deus os visitaria e os levaria para a terra de Canaã, conforme havia prometido a Abraão, a Isaque e a Jacó. E que nesse tempo, eles deveriam transportar seus ossos do Egito para a terra prometida. A promessa feita a José foi cumprida. Ele morreu. Seu corpo foi embalsamado e colocado num caixão. Mais de três séculos depois, quando Deus libertou o seu povo da escravidão no Egito, os ossos de José foram levados (Ex 13.19) e sepultados em Canaã (Js 24.32). José foi fiel na casa de seu pai, na casa de Potifar, na prisão e no palácio. Foi fiel na pobreza e na riqueza, no anonimato e na fama. Que Deus levante, em nossa geração, homens desse calibre!


Rev. Hernandes Dias Lopes

28 Comentários

  1. Que Deus continue usando este instrumento, para o aprendizado de sua Palavra!

    ResponderExcluir
  2. Deus tem te usado grandiosamente, que Deus continue te usando para nos ensinar.

    ResponderExcluir
  3. Muito bom!!! Irmão, que Deus continue te abençoando e te usando para instruir Seu povo.

    ResponderExcluir
  4. que DEUS continue abrindo sobre a sua vida o céu das revelações da sua palavra em nome do senhor jesus cristo amém!

    ResponderExcluir
  5. Amo a história de José.
    O que Deus fez na vida dele, fará também na minha vida. Ele é o mesmo Deus!

    ResponderExcluir
  6. Lindo demais essa postagem
    eu amo a historia de Jose
    as pessoas nao aguentariam
    o que ele passou sem vacilar

    ResponderExcluir
  7. linda historia!mas tem algo que gostaria de entender melhor,jose,vendido para o egito,e o mesmo jose marido de maria,a quql deu a luz A JESUS?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não. José do Egito foi muiiiito antes de José pai de Jesus. Ele era bis neto de Abrahão. José marido de Maria foi depois de toda a geração.

      Excluir
    2. Depois de José do Egito, vieram muitos Josés, pai de Jesus iclusive meu pai se chamava José e minha mãe Maria e no Brasil devem ter milhoes de Jose, bom seria se todos fossem como Jose do Egito, o Brasil seria muito melhor.

      Excluir
  8. Uma historia real onde nosso Deus nos revela que tudo coupera para o bém daqueles que o amam. Só podemos ser vitorióso em Cristo amando e sendo obedientes a ele.Pois é nas adversidades que somos lapidados, e onde nosso carater ´´e aperfeiçoado e glorificamos o nome do Senhor. Obrigado por este estudo meu amado, que Deus continue te usando como canal de bençãos para todos que estudar o que escreveu e desejar a crescer mais estudando a palavra do Senhor. A Biblia. Deus o abençoe grandemente um abraço...

    ResponderExcluir
  9. É somente através de uma comunhão verdadeira com Deus, onde recebemos a graça de Cristo Jesus, que conseguimos enfrentar todas as provações e adversidades, e o nome do Senhor é glorificado em nosso viver.

    ResponderExcluir
  10. Eu creio que assim como Jesus passou por todas aquelas provações e venceu e como José da mesma forma foi perseguido mais Deus lhes deu vitória assim será com cada um de nós!

    ResponderExcluir
  11. Amem esse Deus é fiel ele complica e depois explica e da tudo certo eu amo esse Deus maravilhoso e exalto o nome dele todo o dia da minha vida, eu o adoro e glórifico o seu nome porque ele é bom

    ResponderExcluir
  12. oi povo Deus José foi homem muito especial para senhor Deus jeova jire ele foi homem muito sonhador Deus era com ele do pregador Deibsom Pereira

    ResponderExcluir
  13. Louvado seja o nome do Senhor! O nosso salvador Jesus Cristo! Parabéns ao(aos) criador(es) deste blog, pois se deixou ser um instrumento de Deus, para trazer esses estudos e reflexões para que possamos nos edificar mais e mais na presença de Deus! Que Deus continue abençoando você(s).

    ResponderExcluir
  14. Como José estava em um estado de imortalidade assim estamos nós,não morreremos até que as promessas de DEUS se cumpram em nossas vidas "se"permanecermos literalmente na presença do TODO-PODEROSO no livro de Lucas 2:26-29 nos revela que o ESPIRITO SANTO revelou a Simeão que ele não morreria antes de ver o CRISTO do SENHOR assim será com você,AMÉM?

    ResponderExcluir
  15. A nossa vida hoje tem que ser baseada nesta história linda, que é a história de José.
    Ser fiel ,obiente a Deus, não guardar rancor no coração, perdoá os que nos tem ofendido... """Deus abençoe sua vida meu irmão em Cristo"""

    ResponderExcluir
  16. vencer com o bem, o bem sempre prevalece

    ResponderExcluir

Nosso compromisso é transformar cada artigo em uma fonte de inspiração. Durante o último ano, nosso site cresceu exponencialmente, e agora estamos dedicados a superar suas expectativas com conteúdo de excelência. Caso identifique qualquer erro teológico, informacional ou doutrinário, sua voz é fundamental. Deixe seu comentário abaixo, e nós agiremos imediatamente para aprimorar ainda mais os nossos conteúdos.